Por Wanglézio Braga
O Concurso Nacional do Projeto Florada Premiada, promovido pela marca Três Corações, anunciou nesta sexta-feira (22) os melhores cafés do Brasil cultivados exclusivamente por mulheres. Rondônia foi o grande protagonista do evento, conquistando as três primeiras colocações e enviando a maior delegação da competição na competição de canéfora.
Suely da Graça, da Chácara Santo Antônio, na região de Matas de Rondônia, garantiu o primeiro lugar com 90,44 pontos em sua estreia no concurso. Com este resultado, Suely elevou o nome do estado ao topo do ranking nacional.
Na segunda posição, Josiele Rodrigues, do Sítio Bela Vista, também de Matas de Rondônia, alcançou 88,86 pontos e recebeu R$ 15 mil em prêmios. Em terceiro lugar, Angélica Alexandrino Nicolas, do Sítio São Sebastião, obteve 88,25 pontos e foi premiada com R$ 10 mil.
Nesta edição, Rondônia enviou 60 lotes de café, dos quais 43 vieram da região de Matas de Rondônia, consolidando o estado como um polo promissor na produção de cafés especiais. As vencedoras ainda ganharam viagens ao Peru, com todas as despesas cobertas pela Três Corações, e terão seus cafés comercializados pela marca, uma oportunidade de ouro para ampliar mercado e visibilidade.