Prospecto: Investidores de SP querem implantar megaprojeto de etanol de milho no Acre

Por Wanglézio Braga

Um grupo de investidores de São Paulo está de olho nas estruturas abandonadas da usina de álcool do Acre, um projeto que nunca decolou, e planeja transformá-las em uma moderna agroindústria para produção de etanol a partir do milho. A ideia, que promete revolucionar o setor agrícola e industrial do estado, foi apresentada ao secretário-adjunto da Seagri, Edvan Azevedo, durante visita dos empresários à região.

De acordo com Azevedo, a instalação da usina de etanol de milho abriria novas perspectivas para o agronegócio local, incentivando o aumento das áreas plantadas, gerando empregos e diminuindo custos logísticos.

“O etanol produzido aqui seria comercializado no estado, reduzindo a necessidade de transporte e a pegada de carbono, já que hoje o nosso álcool vem de fora. Além disso, o principal subproduto, o DDG, pode ser usado para a engorda de animais, liberando áreas de pecuária para mais agricultura e agregando valor à cadeia produtiva”, explicou em entrevista exclusiva ao Portal Acre Mais.

A agroindústria também tem potencial para diversificar a economia local, com a produção de óleo de milho, resultante da alimentação baseada no DDG. Outro atrativo é a proximidade com o recém-inaugurado Porto de Chankay no Peru, que abre as portas para exportações para o mercado internacional.

Grupo de São Paulo apresentando projeto ao secretário Edvan Azevedo (Foto: Facebook)

Os investidores estão avaliando a viabilidade do projeto, que, segundo Azevedo, seria instalado preferencialmente na região de Capixaba, onde se concentra uma das melhores condições agrícolas. O plano inicial prevê uma usina com capacidade para processar 150 toneladas de milho por dia.

Apesar do otimismo, o projeto ainda está em fase de prospecção, sem datas ou compromissos definidos. Os empresários, que possuem experiência no setor com empreendimentos no Mato Grosso (MT) e em São Paulo (SP), estão em contato com produtores locais, agentes públicos e outros possíveis investidores para consolidar a proposta.

Se concretizada, a iniciativa promete não apenas aproveitar as estruturas abandonadas da usina de álcool, mas também colocar o Acre na rota do desenvolvimento industrial e agrícola, transformando um antigo fracasso da era do PT em uma oportunidade de sucesso.

Veja também

Estamos nas Redes Sociais

Internet no AGRONEGÓCIO

Posicione-se na Internet, e seja encontrado por seus NOVOS clientes

Edit Template

Conectando o campo e a cidade.
Portal Acre Mais é um produto da WLB COMUNICACÃO- MEI

© 2024 Desenvolvido por Cake Comunicação Digital

Contatos do Portal:
(68) 99914-5001 / Redação
(68) 99934-2506/ Comercial
portalacremais@gmail.com
Rio Branco – Acre

Seja um assinante e transforme suas ideias em ações de sucesso no agronegócio!

Descubra insights valiosos sobre empreendedorismo no Acre!