Por Wanglézio Braga
Cláudio Braga (PP) é candidato a prefeito de Feijó. Ele tem 66 anos, casado, pecuarista, com ensino médio completo. Natural da mesma cidade, Braga encabeça a coligação “O Melhor para Feijó” que tem como composição o PP, PDT, PODE, SD e a Federação PSDB e Cidadania.
O limite legal de gastos é de R$ 159.850,76. À justiça eleitoral declarou pouco mais de R$ 630 mil reais em bens com destaque para carro, chácara, colônias, oficina, casa e depósito bancário. Sua primeira eleição ocorreu em 2004 quando foi candidato a vereador. Também postulou cargo de deputado estadual pelo PP e PSB, em 2010 e 2014, vice-prefeito em 2012 pelo PSB, 2016 pelo PSB e agora pelo PP.
Veja algumas propostas do candidato:
Criação de um Departamento Municipal para apoiar os agricultores com visitas e orientações técnicas; Contratação de Equipe Técnica Agrícola para atender principalmente os agricultores familiares.
Apoio a cooperativas de produtores; Construção do porto municipal; Criar projeto educacional “Pequeno Agricultores”; Realizar melhorias nos ramais e o acesso às propriedades rurais; Incentivar a comercialização direta de produtos agrícolas entre a prefeitura e produtor.
Cumprimento da Legislação que trata da obrigatoriedade por parte dos municípios de aquisição de gêneros da merenda escolar da agricultura familiar;
Dar continuidade a realização de cursos de capacitação para os produtores rurais e fazer o acompanhamento técnico aos produtores;
Dar continuidade a parceria com o SEBRAE, na realização da Feira do Peixe no município de Feijó; Adquirir maquinários para atender o pequeno produtor rural; Adquirir mudas de café clonal, açaí e frutas cítricas para atender e incentivar o plantio pelos produtores rurais.
Contratar equipe técnica agrícola para fazer acompanhamento aos programas/ações que serão implantados aos produtores; Incentivar a criação de novas associações rurais, e regularizar e potencializar as já existentes; Fortalecer os serviços de escoamento dos produtos agrícolas.
Implantar programas que venha atender o pequeno produtor rural com serviços de aradagem e mecanização da terra; Abertura e manutenção dos ramais; Dar continuidade ao atendimento ao produtor rural com expedição da declaração de residência rural, registro de marca bovina e outros documentos.