Por Wanglézio Braga

Advogado por ocupação, Maxsuel Maia (PP), é candidato a prefeito de Xapuri. Natural da Terra de Chico Mendes, tem 38 anos, possui ensino superior completo. Ele encabeça a coligação “Construindo Futuro” que sobe no palanque com o PDT, PODE e a Federação PSDB Cidadania.

Maia tem limite legal de gasto de R$ 159.850,76. À Justiça Eleitoral declarou patrimônio de R$ 210 mil reais, com especificação em terrenos e um veículo. É a primeira disputa dele a um pleito eleitoral.

Veja as principais propostas do candidato:

Estrutura das Secretarias: A gestão “Construindo o Futuro” irá modernizar e equipar os espaços que abrigam as Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, criando espaços eficientes que facilitem a prestação de serviços e o desenvolvimento dessas políticas públicas.

Equipamentos: A gestão “Construindo o Futuro” investirá na aquisição de equipamentos agrícolas, visando aumentar a acessibilidade dos produtores aos programas de destoca e mecanização, bem como plantadeiras e colheitadeiras, otimizando a produtividade e reduzindo o esforço manual no campo.

Empreendedorismo Rural: A gestão “Construindo o Futuro” irá fomentar projetos de empreendedorismo rural, tanto para famílias envolvidas na agricultura familiar quanto para associações e cooperativas, promovendo o desenvolvimento econômico local com foco na geração de renda.

Viveiro Municipal: A gestão “Construindo o Futuro” implementará um viveiro municipal que se dedicará à produção de mudas de plantas nativas e frutíferas, de elevado valor econômico, visando gerar renda ao produtor, bem como recuperar degradadas, servindo, inclusive, aos produtores que precisem reflorestar suas áreas devido à aplicação de sanções ambientais.

Feira do Peixe: A gestão “Construindo o Futuro” irá fortalecer a realização da Feira do Peixe, com foco na qualidade dos produtos, incentivando a produção local e promovendo a agricultura familiar.

Transporte da Produção: A gestão “Construindo o Futuro” irá fortalecer o programa de transporte da produção agrícola, garantindo que os produtos dos pequenos agricultores cheguem aos mercados e a feira municipal de forma eficiente, segura e sem custos.

Destoca e Mecanização Agrícola: A gestão “Construindo o Futuro” expandirá os serviços de destoca e mecanização, tendo como meta o preparo de 2.000 (duas mil) hectares por ano, em parceira com o Governo do Estado, aumentando a capacidade produtiva.

Tanques, Açudes e Irrigação: A gestão “Construindo o Futuro irá intensificar a construção de tanques, açudes e sistemas de irrigação, promovendo a piscicultura, o armazenamento de água e a irrigação das plantações para períodos de seca.

Agroindústrias: A gestão “Construindo o Futuro” fortalecerá as agroindústrias locais, oferecendo apoio técnico e incentivo financeiro para agregar valor aos produtos agrícolas e fomentar a economia do município.

Parceria com Órgãos de Assistência Técnica do Estado: A gestão “Construindo o Futuro” estabelecerá parcerias com os órgãos estaduais de assistência técnica para melhorar o atendimento aos produtores, garantindo acesso a novas tecnologias.

Distribuição de Sementes: A gestão “Construindo o Futuro” irá criar o programa de distribuição de sementes selecionadas, acompanhado de assistência técnica especializada para aumentar a produtividade e a qualidade das colheitas.

Hortas Urbanas e Rurais: A gestão “Construindo o Futuro” irá implementar o programa de hortas em áreas urbanas e rurais, incentivando a agricultura sustentável e a produção de alimentos orgânicos.

Execução do Plano de Resíduos Sólidos: Comprometemo-nos a implementar integralmente o Plano de Resíduos Sólidos, visando tornar Xapuri uma cidade mais limpa e saudável, com gestão eficiente dos resíduos.

Aterro Sanitário: A gestão “Construindo o Futuro” irá implementar uma terro sanitário moderno e eficiente através de consócio com os municípios da regional do Alto Acre, garantindo a destinação adequada dos resíduos sólidos e contribuindo para a saúde pública e a preservação ambiental.

Manutenção de Ramais e Pontes: A gestão “Construindo o Futuro” irá garantir a trafegabilidade nos ramais de inverno a verão, em parceria com o Governo do Estado, através do DERACRE.

Novo Mercado dos Colonos: A gestão “Construindo o Futuro” irá construir um novo mercado dos colonos, em espaço que atenda a demanda dos produtores que hoje precisam se abrigar embaixo de tendas improvisadas para comercializarem seus produtos.