Por Wanglézio Braga
Os candidatos que disputarão as vagas no concurso da Embrapa em Rio Branco, única cidade do estado a receber as provas, já podem se preparar para um domingo (23) de provas com horários bem definidos e uma série de exigências que prometem um alto nível de controle e segurança durante a aplicação. As aplicações contarão com etapas nos períodos da manhã e da tarde, a depender do cargo escolhido pelo participante.
A presidente da Embrapa, Silvia Maria Fonseca S. Massruha, assinou o edital divulgado ontem (06) no Diário Oficial da União (DOU) reforçando o compromisso com a lisura e transparência de todo o processo seletivo.
HORÁRIOS
Para os cargos de Pesquisador e Técnicos, as provas acontecem no turno da manhã. Os portões serão abertos às 5h e fechados às 6h (horário local), com o início da aplicação previsto para 6h30min (horário local). A duração das provas varia entre 3h30min e 4h30min, conforme o cargo. Já para Analistas e Assistentes, as provas ocorrerão no período da tarde, com abertura dos portões às 12h, fechamento às 13h e início às 13h30min (horário local).
LOCAL DE PROVAS
A Embrapa e o Cebraspe reforçam que todos os candidatos devem consultar o local de prova a partir de 14 de março, no site oficial da banca (www.cebraspe.org.br/concursos/embrapa_24). Apenas será permitido realizar a prova no local designado na consulta individual. No dia, é obrigatório levar caneta preta de material transparente, documento de identidade original e comprovante de inscrição.
PROIBIÇÃO
O edital traz ainda uma extensa lista de objetos proibidos, incluindo celulares, relógios, fones de ouvido, bonés, embalagens opacas e até mesmo óculos escuros. Qualquer candidato flagrado com esses itens será automaticamente eliminado. A orientação é para que os participantes evitem levar pertences pessoais, já que a organização não se responsabilizará por perdas ou extravios.