Por Wanglézio Braga
O Acre foi destaque na manhã desta quarta-feira (22) durante a cerimônia do Florada Premiada, promovida pela Três Corações, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A produtora Antônia Lima dos Santos, do município de Brasileia, foi consagrada campeã na categoria de melhor café regional nas variedades Canéfora e Arábica.
Antônia, que trabalha há seis anos na produção de café e há apenas um ano com cafés especiais, mostrou que o Acre está ganhando espaço no cenário nacional. Sua dedicação e a qualidade do produto garantiram o reconhecimento na prestigiada competição, que celebra exclusivamente o trabalho de mulheres na cafeicultura.
O Florada Premiada é um dos principais eventos do setor, promovendo o protagonismo feminino e incentivando a produção de cafés especiais em todo o Brasil. A vitória de Antônia reforça o potencial do Acre em competir de igual para igual com estados tradicionais na cafeicultura. Outras quatro acreanas também competiram na categoria canéfora.
A cerimônia que contou com a participação da artista Simone Mendes reuniu as melhores produtoras de café do país e destacou histórias inspiradoras de dedicação e excelência, com Antônia Lima dos Santos ocupando um lugar de honra no pódio e levando o nome do Acre a novos patamares.