Por Wanglézio Braga
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou hoje (18), o Boletim Hortigranjeiro Nº 10, Volume 10, do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort). O estudo analisa a comercialização exercida nos entrepostos públicos de hortigranjeiros no mês de setembro.
Segundo a companhia, a negociação da cebola registrou a maior queda dentre as nove Ceasas analisadas nesse boletim. Na Ceasa de Rio Branco, uma variação foi de -10,02%.
A maior queda dentre as nove Ceasas analisadas nesse boletim, foi na Ceasa/PE – Recife (-38,35%), seguida da diminuição na Ceasa/GO – Goiânia (- 30,28%).
“Novamente, como já descrito em boletins anteriores, é preciso destacar que a oferta em ascensão e em altos patamares e a origem dela em várias regiões do país, foi fator determinante para esse movimento declinante de preço. Em agosto, a oferta nas Ceasas analisadas foi a maior do ano. Em setembro, ela continuou em níveis elevados, mesmo com a queda em relação a agosto de 2,4%”, diz o estudo da Conab.