Por Wanglézio Braga
O plantio de soja no Acre segue em ritmo avançado e escalonado, com os produtores aproveitando as condições ideais de umidade no solo para realizar as operações. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o início da safra foi marcado pela retomada das chuvas, o que trouxe otimismo ao setor agrícola no estado.
O ciclo atual começou após o término do vazio sanitário da soja, que ocorreu entre 22 de junho e 20 de setembro. Essa medida fitossanitária, adotada anualmente, tem como objetivo controlar pragas, como a ferrugem asiática, interrompendo o cultivo por um período para evitar a sobrevivência de esporos que possam comprometer as lavouras.
Com o vazio sanitário concluído e as condições climáticas favoráveis, os agricultores acreanos mostram otimismo em relação ao ciclo atual. Após meses de seca, o retorno das chuvas tem garantido um ambiente propício para o avanço das operações no campo.
POTENCIAL DO ACRE NO CULTIVO DE SOJA
Em 2023, o Acre alcançou uma produtividade de 3,8 mil quilos de soja por hectare, superando em 10,79% a média nacional, segundo dados da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape). Esse desempenho reforça o potencial do estado para expandir sua produção de soja e consolidar sua relevância no cenário agrícola brasileiro.