Por Wanglézio Braga
A Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) abriu licitação para a instalação de usinas fotovoltaicas em propriedades rurais do Acre. O edital Pregão Por Registro de Preços N° 130/2025 prevê a contratação de empresa especializada para implantar sistemas de geração de energia solar conectados à rede elétrica em cinco regionais do estado: Alto Acre, Baixo Acre, Purus, Tarauacá-Envira e Juruá.
A iniciativa busca reduzir os custos de eletricidade no meio rural, melhorar a estabilidade do fornecimento de energia e incentivar a sustentabilidade ambiental na produção agropecuária. A sessão de abertura da licitação está marcada para o dia 14 de abril de 2025.
Distribuição das usinas por região
O projeto será executado em duas etapas: instalações imediatas e registro de preços para futuras aquisições. A distribuição das usinas será feita da seguinte forma:
- Baixo Acre – 10 usinas instaladas de imediato e 20 para registro de preços;
- Alto Acre e Juruá – 5 usinas instaladas e 10 para registro de preços, em cada região;
- Tarauacá-Envira – 4 usinas instaladas e 8 para registro de preços;
- Purus – 2 usinas instaladas e 4 para registro de preços.
Benefícios econômicos e ambientais
De acordo com o termo de referência da licitação, a instalação de energia solar no campo trará impactos positivos em três áreas fundamentais:
Econômico – Redução dos custos operacionais com eletricidade, aumento da competitividade dos produtores e possibilidade de venda do excedente energético à rede elétrica, gerando uma nova fonte de renda.
Ambiental – Diminuição da emissão de gases do efeito estufa, substituição do uso de combustíveis fósseis e menor impacto nos biomas locais.
Social – Ampliação da autonomia energética dos produtores rurais, reduzindo a dependência das concessionárias e garantindo mais estabilidade no fornecimento.