Por Wanglézio Braga
O preço da batata registrou uma queda de 3% na Ceasa de Rio Branco, no Acre, conforme dados divulgados pelo Boletim Hortigranjeiro Nº 11 do Programa Prohort, publicado hoje (22) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Segundo o relatório com base no mês passado, o aumento na oferta nacional de batatas em outubro foi determinante para reverter a tendência de redução observada em setembro, que havia provocado um leve declínio na produção. O crescimento da oferta em outubro foi de 7,5%, o suficiente para pressionar os preços para baixo nos mercados.
O boletim destacou que o volume de batatas disponibilizado em outubro foi significativo, perdendo apenas para março, mês em que se registrou o pico de movimentação do produto nos entrepostos analisados pela Conab.
O Prohort, programa que busca a modernização do mercado hortigranjeiro, analisa os fluxos de comercialização em entrepostos públicos, responsáveis por boa parte do escoamento de produtos in natura no Brasil. Esses dados são cruciais para entender o comportamento do mercado e planejar estratégias de produção e distribuição.
A queda no preço da batata no Acre reflete as tendências nacionais, sendo um alívio para os consumidores locais e um sinal de recuperação da oferta, após meses de instabilidade no mercado de hortigranjeiros.