O que Rodrigo Damasceno propõe para o Agronegócio de Tarauacá?

Por Wanglézio Braga

Rodrigo Damasceno, de 40 anos, é candidato a prefeito de Tarauacá. Natural do mesmo município, é médico de profissão, com estado civil solteiro. A coligação que ele encabeça “Preparados e Unidos por Tarauacá”. tem composição de coligação com o PP, Federação Brasil da Esperança formada pelo PT, PCdoB e PV, Federação PSDB/Cidadania) e MDB.

O limite legal de gastos no 1° turno é de R$ 159.850,76. Rodrigo não declarou bens à justiça eleitoral conforme consulta por nosso portal junto ao DivulgaCand 2024 (Sistema de Divulgação de Candidatura e Contas).

Veja as principais propostas do candidato para o Agronegócio:

Recuperação do prestígio da Secretaria Municipal de Agricultura, sendo prioridade na gestão e promoção de estratégias para conhecer as potencialidades agropecuárias do município;

Tornar a Secretaria Municipal o elo de ligação com outros mercados, visando buscar melhor preço aos produtos, gerando mais renda aos produtores;

Estruturar a secretaria com a contratação de profissionais nas áreas da pecuária e produção familiar.

Mapeamento e Fortalecimento das Cadeias produtivas para implementar e regularizar agroindústrias

Implantação do Programa Inclusão Produtiva Rural em parceria om o governo federal que contemple programas e ações como assistência técnica, extensão rural e fomento, água para todos, bolsa verde, aquisição de Alimentos e Luz Para Todos;

Criar em parceria com o Governo do Estado um Programa de Desenvolvimento e acompanhamento da Produção Agropecuária;

Aquisição de equipamentos para entrega nas Comunidades Rurais como tratores tobata, máquinas para beneficiar arroz, milho e feijão, despolpadeiras e outros. O objetivo é facilitar o trabalho do homem do campo e ampliar a produção.

Realizar a abertura e recuperação periódica dos ramais em parceria com Governo do Estado com participação da comunidade;

Incremento à cultura de subsistência (milho, feijão, arroz, mandioca);

Elaboração do cronograma agrícola, obedecendo ao plantio e colheita de cada comunidade;

Análise de solo para fazer a correção na perspectiva de melhorar a produtividade de grãos, frutos e tubérculos (batata);

Mecanização de áreas, com distribuição de sementes, adubo, plantadeira mecanizada, cultivo do arroz, Fruticultura básica, café, açaí, cupuaçu, tangerina, limão, abacaxi, maracujá, mamão, melancia, banana, pupunha, goiaba, acerola, olericultura: (cultivo de hortaliças e legumes): pimentinha verde, couve, feijão verde, cheiro verde;

Apoio à criação de pequenos, médios e grandes animais para a garantia da segurança alimentar das famílias e venda: piscicultura (criação de peixes), apicultura (criação de abelhas), avicultura básica caipira para corte (frango caipirão, pato, etc.), avicultura básica caipira para postura (produção de ovos);apoio à criação de suinocultura (porcos); apoio a bovinocultura (gado de leite e gado de corte);

Aperfeiçoar o programa de piscicultura mediante a construção de tanques e açudes nas propriedades rurais, além de oferecer assistência técnica, alevinos e ração inicial para pequenos produtores com potencial na atividade, visando gerar e movimentar a economia do município.

Avaliar a possibilidade de distribuição gratuita de vacinas para pequenos produtores com o intuito de manter a sanidade animal e promover a saúde do rebanho, garantindo a qualidade da produção agropecuária.

Apoiar e incentivar a produção de alimentos na agricultura familiar para a merenda escolar, e a CONAB;

Promover a formação de associações, sindicatos e cooperativas entre os trabalhadores rurais, visando fortalecer a união e colaboração entre os produtores para que possam comercializar seus produtos de forma competitiva.

Criação de Grupo de Trabalho para Organização Documental dos Produtores Rurais envolvendo representantes da prefeitura, técnicos agrícolas, instituições de crédito e associações de produtores para mapear, organizar e adequar a documentação necessária para auxiliar os produtores na regularização de suas propriedades e orientá-los nos procedimentos legais.

Contratação de técnicos agrícolas, agrônomo;

Criação de um programa voltado ao incentivo da produção e diversificação das culturas agropecuárias;

Construção de casas para o manufaturamento de farinha;

Realização de programas de qualificação para os trabalhadores da agricultura

familiar, inclusive na área tecnológica, contábil e jurídica;

Criação de feiras da agricultura familiar com espaço adequado para comercialização dos seus produtos agropecuários;

Incentivo à criação de hortas escolares e comunitárias;

Criação de Programas de Escoamento da Produção e aperfeiçoamento da Logística do transporte eficiente de insumos e escoamento da produção por meio da aquisição de mais barcos e caminhões, desenvolvendo um sistema que conecte comunidades aos mercados.

Criar um Programa de Limpeza, Desobstrução de Rios e Igarapés, afim de facilitara trafegabilidade, segurança e transporte da produção.

Reorganização da Feira do Peixe “pescado”;

Garantir o armazenamento e comercialização para produtores com a construção de pequenos galpões nas comunidades rurais e a utilização de estruturas já existentes para o armazenamento de produtos agrícolas, possibilitando vendas mais adequadas e aumentando a renda familiar.

Estabelecer Parcerias com Instituições de Pesquisa e Ensino: Firmar parcerias com a EMBRAPA, UFAC, IFAC e outros órgãos para desenvolver e implementar tecnologias adaptadas às necessidades da região de Tarauacá.

Veja também

Estamos nas Redes Sociais

Internet no AGRONEGÓCIO

Posicione-se na Internet, e seja encontrado por seus NOVOS clientes

Edit Template

Conectando o campo e a cidade.
Portal Acre Mais é um produto da WLB COMUNICACÃO- MEI

© 2024 Desenvolvido por Cake Comunicação Digital

Contatos do Portal:
(68) 99914-5001 / Redação
(68) 99934-2506/ Comercial
portalacremais@gmail.com
Rio Branco – Acre

Seja um assinante e transforme suas ideias em ações de sucesso no agronegócio!

Descubra insights valiosos sobre empreendedorismo no Acre!