Por Wanglézio Braga
Erivelton Soares é candidato a prefeito de Xapuri pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Aos 51 anos, possui ensino superior, casado, professor de ensino fundamental e natural da Terra de Chico Mendes. Ele encabeça a coligação “Xapuri é Pra quem Ama” com composição formada pelo PT, PCdoB, PV, MDB, PSB e PSD.
Foi candidato a vereador em 2004 e 2008. Já em 2016 foi candidato a prefeito de Xapuri. Neste ano, volta às urnas. À justiça eleitoral declarou R$ 405.200 mil reais em bens com destaque para motocicletas, um veículo Hilux e terreno. O limite legal de gasto é de R$ 159.850,76.
Veja algumas propostas do candidato:
Desenvolver campanhas de conscientização ambiental, queima controlada e alternativas tecnológicas ao fogo; Implantação de um programa de fomento à construção de poços artesianos, barragens e outros meios de garantia de acesso à água aos produtores do município.
Organizar um programa de formação continuada, sobre a legislação ambiental para população xapuriense, através de parcerias; Criação de um programa de restauração das matas ciliares e de reflorestamento de áreas sob embargo, como meio de regularização dessas áreas, em parceria com instituições de ensino e pesquisa.
Criação de um novo aterro sanitário e implementação de coleta seletiva e incentivo de criação de cooperativas de reciclagem; Transformar a semana Chico Mendes no centro Socioambiental e Cultural Nacional e Internacional; Criação de um viveiro municipal para atender as comunidades urbana e rural com plantios.
Estabelecer um bom regime de parceria com os governos federais e estaduais; Montar uma equipe especifica para a construção de pontes em parceria com a comunidade, com equipamentos adequados;
Aquisição ou locação de um bate estaca; Construção de poços semiartesianos nas comunidades rurais; Aquisição de terreno para construção de um novo cemitério; Melhoramento e abertura de novos ramais; Construção de casas populares que atendam o déficit habitacional; Revitalização do mercado dos colonos e a construção de um novo em outro terreno.
Construção de uma Orla da Rua Major Salinas a Rua 17 de novembro; Aquisição de uma área de terra, para construção de nova cerâmica; Construção de um portal na entrada da cidade.