O que Camilo da Silva propõe para o Agronegócio de Plácido de Castro?

Por Wanglézio Braga

Camilo da Silva (PP), de 59 anos, é candidato a prefeito de Plácido de Castro. Possui ensino superior completo, é casado, natural de Rio Branco. Sua coligação é “Avança Plácido” que tem como composição o Republicanos, PP, Solidariedade, PL e União Brasil.

O limite legal de gastos é de R$ 295.918,95. Ele não declarou bens à justiça eleitoral. Em 2012 foi candidato a vereador. Em 2016 candidato a prefeito pelo PCdoB. Já em 2020 pelo PDS foi candidato a prefeito. Agora tenta a reeleição.

Veja as principais propostas do candidato:

Reestruturar as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agricultura, com corpo técnico especializado e departamentos; Incentivar a produção e a diversificação de novas culturas; Promover, coordenar, orientar, estimular e regular as atividades agropecuárias da pesca e da aquicultura.

Apoiar os pequenos e médios produtores; Fomentar a recuperação das matas ciliares, nascentes e áreas degradadas; Estimular a participação dos produtores locais na feira, garantindo condições adequadas de funcionamento; Buscar parcerias para a implantação do esgotamento sanitário na cidade via FUNASA.

Implementar o Plano de Saneamento Básico; Incentivar o plantio de mudas nativas e frutíferas da região; Realizar parcerias com o setor privado, comunidade, faculdades e universidades para a elaboração e implantação de programas de preservação ambiental; Incentivar a agricultura orgânica no município em parceria com a SEAPROF; Incentivar empreendedorismo rural.

Buscar linhas de crédito para produtor rural; Repactuar parceria com SEAPROF para análise de solo; Reestruturar o programa de compra direta de merenda escolar do produtor rural, com auxílio técnico e outros incentivos aos pequenos produtores; Cumprir a Legislação que trata da obrigatoriedade por parte dos municípios de aquisição de gêneros da merenda escolar de produtores locais.

Fazer reuniões periódicas nas comunidades para definir, junto com a população, as prioridades e as ações; Trazer informações e formação sobre Melhoramento Genético, com o objetivo de auxiliar os produtores de leite e de gado de corte a aumentar a produtividade e a renda.

Implantação de projeto em conjunto com as áreas da Saúde, Educação e assistência Social, para criação e incentivo de Hortas Municipais, fomentando assim a economia das famílias de baixa renda; Aumentar o número de máquinas e equipamentos para atender os pequenos agricultores, especialmente aqueles que não têm condições de pagar a aragem da terra.

Viabilizar subsídios de horas máquinas, trator de pneu, trator de esteira, e sementes para os pequenos agricultores; Implantar o projeto “Agricultor Empreendedor” com cursos de administração voltado à agricultura; Incentivar a criação de cooperativas e associações para beneficiamento e venda da produção agrícola.

Dar continuidade à realização da FEIRA DO AGRICULTOR mensalmente, para comercialização dos produtos dos pequenos agricultores; Aquisição de máquinas, equipamentos, tratores e veículos para atender os pequenos agricultores; Incentivar a capacitação dos produtores rurais através de cursos em parceria com SENAR, SEBRAE, Universidades e outras instituições.

Criar o dia municipal do Homem do Campo; Dar continuidade aos serviços de inspeção municipal para produtos de origem animal (Sistema de Inspeção Municipal), fortalecendo e incentivando o consumo de produtos com origem local; Viabilizar o Cadastro Ambiental Rural – CAR aos produtores rurais; Fomentar e apoiar as atividades e projetos de Educação Ambiental desenvolvidos em âmbito municipal. Estimular a juventude rural a permanecer no campo possibilitando o acesso a incentivos tanto do governo municipal, estadual e federal;  Fomentar a sanidade do rebanho animal do município, tendo orientações quanto ao controle de zoonoses, doenças infectocontagiosas, possíveis pandemias.

Apoiar na melhoria das propriedades agrícolas, quanto a produção de alimentos, desenvolvendo programas de melhoramento de manejo, nutrição animal, reprodução e sanidade; Incentivar o cultivo de hortas familiares através da doação de kits de mudas de hortaliças e plantas medicinais; Manter e melhorar os programas já existentes na Secretaria da Agricultura.

Criar o Viveiro Municipal para produção de mudas ornamentais e madeira nobre para arborização da cidade e frutíferas para fortalecer a alimentação das famílias; Desenvolver políticas de apoio à produção rural; Buscar junto à UFAC e IFAC a implementação de cursos técnicos e de nível superior para atender as demandas da população rural.

Formar um bosque com árvores frutíferas para reflorestar áreas degradas no entorno do Parque Ecológico; Continuar a promover em parcerias com outras secretárias, escolas e órgãos estaduais atividades referentes ao Dia Internacional do Meio Ambiente; Implantar uma horta comunitária na Casa de Passagem; Realizar a modernização tecnológica visando atender as demandas relacionadas às ações ambientais. 

Implantar a Central de Negócios Rurais, colaborando com o aumento de renda dos produtores rurais; Incentivar o programa de compra de produtos da agricultura familiar para alimentação escolar; Viabilizar incentivo a fruticultura aumentando a variedade da produção de frutas e derivados; Viabilizar estimulo para a melhoria da produtividade de leite em nosso município.

Incentivar a produção e comercialização de produtos orgânicos; Articular programa de Saneamento Rural, com vistas à preservação da saúde das comunidades rurais bem como dos recursos naturais potencialmente atingidos pela falta de ações dessa natureza.

Realizar a manutenção preventiva e continuada nas estradas rurais; Criar condições para agregar valor aos produtos rurais visando melhor preço de venda; Suporte técnico e condições para diversificação de nossa agricultura, saindo da monocultura.

Promoção de cursos para aprimorar o conhecimento de nossos produtores rurais desde o plantio, a cuida o manejo e a venda de seus produtos; Criar programas com palestras sobre melhorias de nossos rebanhos, principalmente o bovino; Incentivar a criação de pequenos animais, que possam gerar uma grande economia.

Incentivar todos residentes da Zona rural ao plantio de horta e pomares, enriquecendo assim sua alimentação e gerando renda própria; Incentivar, estimular e revitalizar programas de produção agrícola; Incentivar a melhoria da qualidade da genética do gado da região através de capacitação do produtor para inseminação artificial; Assessor o pequeno produtor na busca de recursos financeiros junto às instituições competentes.

Criar programa de Educação Ambiental em parceria com a Secretaria de educação; Revisão da lei Municipal de Meio Ambiente; Criar Projeto de Horta Comunitárias; Fomentar a Agricultura Familiar; Ampliar o Programa de Mecanização Agrícola; Garantir o Escoamento da Produção Agrícola para o abastecimento do mercado local.

Promover assistência Técnica e extensão Rural ao produtor; Construção e melhorias de Açudes; Incentivar a criação de feiras com produtos regionais, orgânicos e artesanais; Firmar parcerias com instituições de Assistência Técnica, Pesquisa e Incentivo à produção; Adquirir e distribuir insumos e sementes para produtores.

Veja também

Estamos nas Redes Sociais

Internet no AGRONEGÓCIO

Posicione-se na Internet, e seja encontrado por seus NOVOS clientes

Edit Template

Conectando o campo e a cidade.
Portal Acre Mais é um produto da WLB COMUNICACÃO- MEI

© 2024 Desenvolvido por Cake Comunicação Digital

Contatos do Portal:
(68) 99914-5001 / Redação
(68) 99934-2506/ Comercial
portalacremais@gmail.com
Rio Branco – Acre

Seja um assinante e transforme suas ideias em ações de sucesso no agronegócio!

Descubra insights valiosos sobre empreendedorismo no Acre!