Por Wanglézio Braga
O município de Brasileia, conhecido como um dos grandes celeiros da cafeicultura acreana, acaba de dar um passo gigantesco rumo ao fortalecimento de sua produção. A Secretaria Estadual de Agricultura (SEAGRI), anunciou nesta quarta-feira (05) a entrega de 44.200 mudas de café a sete produtores locais. A iniciativa visa impulsionar a produtividade e consolidar a região como referência no cultivo dos renomados Robustas Amazônicos.
A ação faz parte de uma estratégia governamental para alavancar a cafeicultura no estado, setor que tem mostrado um crescimento promissor nos últimos anos. A entrega dessas mudas não apenas representa um reforço significativo para os produtores, mas também sinaliza uma nova era para a economia local, que poderá colher os frutos desse investimento em médio e longo prazo.
BRASILEIA NA ROTA DA CAFEICULTURA
O incentivo à produção de café em Brasileia não é à toa. O município tem se destacado no cenário agrícola acreano, tornando-se um polo estratégico para o cultivo de grãos de alta qualidade. Com clima e solo propícios para o desenvolvimento da cultura cafeeira, a cidade agora recebe um reforço fundamental para expandir sua participação no mercado.
Segundo especialistas, os cafés Robustas Amazônicos são uma grande aposta para diversificação da economia rural, garantindo maior rentabilidade aos produtores e fortalecendo a agricultura familiar. Com essa nova leva de mudas, a expectativa é que Brasileia se consolide ainda mais como uma referência no setor.