Por Wanglézio Braga
A comercialização de banana na Central de Abastecimento (Ceasa) de Rio Branco apresentou crescimento expressivo em fevereiro de 2025, conforme aponta o Boletim Hortifrutigranjeiro da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os dados revelam que foram negociados 372.770 quilos da fruta no último mês, o que representa uma alta de 65% em comparação com fevereiro de 2024, quando foram registrados 226.005 quilos.
Esse resultado confirma o aumento no nível de produção local, refletindo diretamente na oferta ao consumidor e na movimentação econômica do setor hortifrutigranjeiro no estado. Além disso, a comercialização se manteve estável em relação a janeiro deste ano, com uma leve variação positiva de 0,8%, já que naquele mês haviam sido registrados 369.810 quilos de banana comercializados.
Diferente do cenário acreano, outras centrais apresentaram quedas no volume negociado. Destaque para Ceasa de Campinas (SP), que teve retração de 29% em relação a janeiro, e Ceasa de São José (SC), com queda de 11%. A exceção ficou com Campinas no comparativo anual, que também registrou recuperação, com aumento de 52,7% frente a fevereiro do ano passado.