Da redação do Portal Acre Mais
O mês de outubro terminou com índices de chuva acima da média histórica para o período em Rio Branco. De acordo com dados do portal O Tempo Aqui, do pesquisador Davi Friale, foram registrados 156,2 mm de precipitação ao longo do mês, o que representa um aumento de 8,5% em relação à média mensal, de 144,0 mm.
O volume mais intenso de chuva em 24 horas na capital acreana ocorreu no dia 4, com uma marca de 54,0 mm. Já no estado, o recorde diário do mês foi registrado em Porto Acre no dia 27, quando choveu impressionantes 102,2 mm em um único dia.
Em termos de temperatura, o Acre apresentou uma grande variação ao longo de outubro. A menor temperatura foi observada em Epitaciolândia, que registrou 20,2°C no dia 20. Em contraste, Tarauacá marcou a maior temperatura do mês e, até o momento, do ano, com 39,6°C logo no primeiro dia de outubro.
A capital também teve destaque nas condições de vento e umidade. A rajada mais forte do mês em Rio Branco ocorreu no dia 13, atingindo 63,0 km/h, vinda do nordeste. A menor umidade relativa do ar foi registrada no dia 2, com apenas 27%, uma marca que ressalta a aridez da temporada.
As oscilações de temperatura, umidade e chuvas acima da média em outubro refletem um cenário climático diverso e dinâmico no Acre, aumentando as expectativas para o período de verão e de chuvas na região. Um fôlego para o setor da agricultura que depende de chuva para iniciar o plantio de diversas culturas.