Por Wanglézio Braga/ Foto: Arquivo Agência de Notícias do Acre
A pequena Capixaba, no interior do Acre, deu um passo gigante rumo à pecuária do futuro. Com a entrega de 245 toneladas de calcário, o município encerrou, nesta semana, a primeira etapa do projeto “Pecuária Mais Eficiente”, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Agricultura em parceria com o Programa REM KfW. O resultado impressiona: 245 hectares de pastagens degradadas foram recuperados, beneficiando diretamente 31 produtores rurais da região.
Segundo informações da Secretaria divulgadas nas redes sociais, a iniciativa não apenas melhora a qualidade das pastagens, mas também fortalece a agricultura familiar — eixo essencial da economia local. O calcário entregue atua na correção do solo, melhorando a fertilidade e criando condições ideais para o desenvolvimento de forrageiras mais nutritivas, que garantem melhor desempenho animal e maior produtividade por hectare.
O Projeto Pecuária Mais Eficiente integra um pacote de ações sustentáveis do programa REM KfW, financiado por países europeus para a preservação da floresta amazônica com justiça social e desenvolvimento econômico.