Da redação do Portal Acre Mais
O clima de uma região é resultado da média dos registros do tempo ao longo de muitos anos, ajudando a planejar melhor as atividades do cotidiano. No Acre, o mês de outubro é tradicionalmente marcado por um aumento significativo das chuvas e das temperaturas, trazendo consigo características típicas da transição entre o período seco e o úmido. Além disso, o mês é conhecido pelos temporais com chuvas intensas, ventanias e raios, que costumam ser frequentes.
Apesar do aumento do calor, o estado também pode ser surpreendido por incursões de ar frio, vindas de massas de origem polar, causando quedas bruscas nas temperaturas. De acordo com o pesquisador e editor-chefe do portal O Tempo Aqui, Davi Frial,e historicamente, os registros mais baixos de outubro mostram que, em Rio Branco, a menor temperatura já registrada foi de 12,4°C, enquanto em Tarauacá, os termômetros chegaram a marcar 13,1°C.
Friale diz que em relação às chuvas, “outubro também é um mês de grandes volumes. Em Rio Branco, a chuva mais intensa já registrada em um período de 24 horas foi de 102,2 mm, enquanto em Cruzeiro do Sul o índice alcançou 109,8 mm. Esses dados são importantes para entender as variações climáticas e preparar a população para possíveis eventos extremos. A análise das condições atmosféricas e oceânicas de setembro de 2024 aponta que as chuvas em outubro devem ser um pouco acima da média em todo o Acre”.
Além disso, a previsão para o mês de outubro deste ano indica a possibilidade de temporais, com chuvas fortes, ventanias e raios. “A temperatura deverá se manter dentro ou levemente acima da média climatológica, com a chance de novas ondas de frio polar atingirem o estado, o que poderá resultar em quedas inesperadas na temperatura”, informou.