Da redação do Portal Acre Mais/ Foto: Auricélio Carneiro
O agronegócio do Acre terá uma semana de desafios climáticos com oscilações de temperatura e previsão de chuvas intensas que exigem atenção dos produtores. Nesta segunda-feira (11), o estado começou a semana com sol forte e altas temperaturas, que devem persistir até terça-feira (12). No entanto, há previsão de fortes chuvas e possibilidade de temporais que podem afetar as atividades no campo, conforme informou o pesquisador Davi Friale, do portal O Tempo Aqui.
A mudança significativa ocorre na quarta-feira (13), com a chegada da 22ª onda polar do ano, que promete reduzir drasticamente as temperaturas em Rio Branco, Brasileia e municípios do leste e sul do estado. A máxima durante o dia deverá cair em até 10ºC em relação aos dias anteriores, que registraram médias de 34ºC. A previsão é de que a temperatura não ultrapasse os 26ºC, e em alguns locais, como Brasileia, pode até ficar abaixo de 23ºC.
Com essa queda, os produtores devem estar atentos, especialmente aqueles envolvidos com culturas mais sensíveis a oscilações climáticas, como hortaliças e frutas. As condições de chuvas intensas e temporais previstos para o centro do Acre e o vale do Juruá na noite de terça-feira e durante a quarta-feira podem comprometer colheitas e atividades de manejo no campo.
Na quinta-feira (14), o clima deve estabilizar, com sol entre nuvens em Rio Branco e Brasileia, proporcionando uma breve trégua. Porém, a partir de sexta-feira (15), o calor abafado e as chuvas isoladas retornam, com possibilidade de precipitações intensas, demandando atenção redobrada de quem trabalha na produção agrícola e pecuária.
A variação climática acentuada e a incidência frequente de ondas de frio ao longo do ano têm sido um desafio para o agronegócio acreano, especialmente para os pequenos produtores. Além dos efeitos imediatos, como alagamentos e queda de temperatura, essas mudanças podem impactar o crescimento de pastagens, a produtividade das lavouras e até a saúde dos animais.