Por Wanglézio Braga
A 2ª edição da Gamecon começou hoje (31), na Biblioteca da Uninorte, em Rio Branco, reunindo apaixonados e profissionais dos games da região Amazônica. O evento, que segue até sábado (02), destaca-se como um dos maiores encontros da indústria no Norte, reunindo participantes do Acre, Amapá, Amazonas e Maranhão em uma série de palestras, workshops, exposições e atividades interativas.
Ana Paula Rocha, CEO da Gamecon, ressaltou o papel crescente do Brasil na indústria global de games, posicionando o país como o terceiro maior polo do setor no mundo, com São Paulo e Rio de Janeiro como referências nacionais. Contudo, segundo Ana Paula, a Gamecon no Acre surge para quebrar esse eixo, fortalecendo o Norte do país como um espaço fértil para desenvolvimento e profissionalização no mundo dos games.
“Aqui, nesse evento, quem vencer as competições vai ganhar um passaporte direto pra Alemanha para participar de um evento mundial”, destacou a CEO, ampliando a dimensão do evento como uma porta de acesso a um dos principais palcos internacionais do setor.
Com uma programação diversificada, a Gamecon 2024 promete atrair a atenção do público local e de outras regiões do país, colocando o Acre no radar dos jogos digitais e reafirmando o compromisso da região em promover um ambiente propício para o desenvolvimento e a profissionalização no universo dos games.
“O Acre tem prosperado no campo empresarial e de inovação, na tecnologia. Hoje temos mais de 200 startups nesse setor e queremos alcançar muitos outros lugares. O que tá em jogo aqui, na Gamecon, é o poder de investimento da nossa juventude e principalmente abrir oportunidades para gerar empregos.
ATRAÇÕES
Dentro da Gamecon ocorrerá a “Mostra Competitiva de Games da Amazônia Legal” que reunirá programadores, jogadores e investidores dos estados participantes. Também é ponto alto a “Creathon e Game Jam” com, maratonas criativas que desafiam os participantes a desenvolverem soluções inovadoras para o universo dos games.
No setor da comunicação, pela primeira vez, a Gamecon terá a criação da Agência Collab, que permitirá que comunicadores selecionados produzam conteúdo exclusivo, incluindo entrevistas e análises sobre o evento.