Por Wanglézio Braga/ Foto: Wanglézio Braga
Após o término do vazio sanitário da soja no Acre, os produtores da região do Alto Acre iniciaram o plantio da nova safra com o retorno das chuvas. O vazio sanitário, que se encerrou em 20 de setembro, teve início em 22 de junho e é uma medida fitossanitária destinada a controlar pragas, como a ferrugem asiática, para garantir safras mais saudáveis e produtivas.
Essa medida, imposta anualmente, interrompe o cultivo de soja por um período, evitando a sobrevivência de esporos de pragas que podem danificar as lavouras. Com o fim do vazio, os produtores estão otimistas, dando início ao ciclo de plantio em condições climáticas mais favoráveis, após meses de seca.
Em 2023, o Acre se destacou no cenário agrícola com uma produtividade de 3,8 mil quilos de soja por hectare, superando em 10,79% a média nacional. Esses dados, divulgados pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape), reforçam o potencial da região para expandir sua produção de soja.
A expectativa é de que, com o fim do vazio sanitário e o início das chuvas, a nova safra contribua para manter o Acre entre os destaques do agronegócio brasileiro, com uma produção competitiva e de alta qualidade.