Por Wanglézio Braga
José Teles Filho, o Zé Filho (Republicanos), é candidato a prefeito de Tarauacá. Tem 46 anos, natural de Tarauacá, é pecuarista, e lidera a chapa “Vamos juntos por Tarauacá em Primeiro Lugar. A sua composição da coligação é entre o Republicanos, União Brasil, PSD e Solidariedade.
À justiça eleitoral declarou patrimônio de R$ 6,5 milhões de reais. Entre os bens declarados, a lote de terra, fazenda, titularidade de capital social, imóvel rural e veículo. Ele terá limite de gasto de campanha de R$ 159.850,76. Zé é casado e possui ensino superior completo.
Veja as principais propostas do candidato para o Agronegócio:
Ampliar o mercado municipal com a parte onde vende verdura, adequando para retornar açougue para venda de carne, peixe e frango, também disponibilizando espaço para que o produtor possa ter onde vender seus produtos, caso queira.
Transformar Presídio numa colônia de produção, dando oportunidade para ressocialização de presos, produzindo mudas de café e centro de produção de alevinos, para apoio aos produtores e indígenas.
Parceria com Ifac, Sindicatos, Associações, Sebrae, Senar, Autarquias, Governo do Estado, Governo Federal, Empresas Privadas, com termo de cooperação técnica para implantação de práticas agrícolas modernas e assistência aos produtores.
Apoio Jurídico aos produtores e ribeirinhos, na questão da regularização fundiária. Terras do munícipio com finalidade para crédito de carbono, caso crie conflitos e não reconhecimento e respeito aos produtores tradicionais, o setor de regularização territorial do município, poderá destacar toda área ocupada, desapropriando e regularizando a situação dos produtores, dando títulos definitivos.
Através de parcerias público privadas, agilizar o processo de regularização fundiária. Estimulando a tirar inscrição de produtor rural, emitindo notas fiscais, contribuindo com arrecadação municipal, criando política de estimulo a compensação fiscal.
Implantação de sistema de transporte ao produtor (Rodoviário e Fluvial), apoiar feira de venda de produtos dos produtores locais, como a compra direta para a merenda escolar.
Incentivo a festas Regionais vinculadas a produção, ampliar a Tarauacá Rural Show, passando a ser 07 (sete) dias, oferta de cursos e treinamentos para agricultores sobre práticas agrícolas, gestão financeira, inovações, tecnológicas, exposição de animais, produtos agrícolas, venda de artes da cultura indígena, apoio a gastronomia e comércio local.
Melhorar a infraestrutura dos ramais e pontes. Apoio à produção de produtos regionais e típicos, promovendo sua comercialização e difusão. Desenvolvimento de cadeias produtivas, piscicultura, pecuária de corte, pecuária leiteira, café, arroz, abacaxi, feijão, farinha, banana e novas culturas.
Incentivo à criação de agroindústrias ou parcerias com iniciativa privada para o processamento de produtos agrícolas, agregando valor à produção. Realização de intercâmbio para melhores práticas agrícolas (Rondônia, Santa Catarina).
Apoiar as hortas comunitárias, com apoio logístico, assistência para ampliação da produção, compra direta para merenda escolar, tendo cadastro, localização georreferenciada.