Por Wanglézio Braga
A participação da equipe da Secretaria de Estado da Agricultura do Acre (Seagri) na Agrotec, em Porto Velho, rendeu mais que troca de experiências: abriu caminhos para aprimorar a Expoacre 2026 e fortalecer as feiras rurais do interior do estado. Durante o evento, três servidores visitaram estandes, acompanharam rodas de debate, ações culturais e, principalmente, garimparam soluções que podem ser aplicadas diretamente na realidade acreana.
A servidora da Seagri, Pamela Galvão, destacou a importância da ida à feira ao lado da sua colega Déborah Santos e do motorista Ailton. “Foi uma oportunidade de entender o que há de mais atual em organização, conteúdo e logística. Observamos práticas que podemos adaptar para nossas feiras no Acre, especialmente aquelas realizadas em parceria com prefeituras e instituições públicas”, afirmou. Para ela, o contato direto com expositores e especialistas também abre portas para novas parcerias e atrai iniciativas inovadoras ao estado.

Além de conhecerem tecnologias e modelos de gestão utilizados na Agrotec, os servidores focaram em atividades que dialogam com o produtor rural acreano, como mecanização acessível, manejo sustentável, agregação de valor e estratégias de comercialização. Segundo o grupo, algumas ideias serão apresentadas formalmente ao governo para serem incorporadas tanto à Expoacre quanto às feiras regionais em 2026.
A Seagri avalia que eventos como a Agrotec ajudam a enxergar oportunidades que fortalecem o agronegócio e estimulam o crescimento das cadeias produtivas no estado. “A gestão Tchê tem feito um grande esforço para promover o potencial da agricultura acreana e valorizar quem faz a cadeia produtiva no nosso estado. A nossa visita aqui é muito é uma determinação de colher boas práticas sustentáveis e ajudar nos debate e ideias que podem ser usadas lá nas feiras e eventos que a Seagri apoia”, concluiu.
