Por Wanglézio Braga
Uma comitiva da União Europeia, formada por embaixadores da França, Alemanha, Suécia e Espanha, além de representantes da FAO/ONU, visitou durante a semana passada o Departamento de Pando, na Bolívia, região de fronteira com o Acre. O grupo conheceu de perto projetos de produção de açaí nativo e plantios de cacau conduzidos por comunidades tradicionais da floresta amazônica.
O governador de Pando, Papito Richter, destacou nas redes sociais que a presença internacional fortalece a posição do departamento como referência na produção sustentável. Segundo ele, a região é a única 100% amazônica da Bolívia e seus moradores têm trabalhado para cuidar da floresta, gerar renda e buscar apoio para exportar seus produtos com melhores preços.
Entre as propostas apresentadas às delegações estão a abertura de novos mercados para frutas amazônicas, como açaí, castanha, cacau e café, a instalação de usinas de beneficiamento para agregar valor e a captação de fundos climáticos, inclusive com compensações de carbono. O governador também defendeu a consolidação do Plano de Ordenamento do Território e reforçou a meta de que 2026 ou 2027 seja reconhecido como o Ano Internacional das Frutas Amazônicas.
