Por Wanglézio Braga / Foto: Reprodução Internet
Moradores das cidades do interior do Acre devem ficar atentos: o sinal de TV analógica será desligado até o dia 30 de dezembro de 2025. A decisão foi oficializada pela Portaria nº 18.775 do Ministério das Comunicações, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (14). A medida atinge municípios como Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Tarauacá.
Aqueles que ainda não possuem televisão com conversor digital integrado, ou que não instalaram a antena adequada, devem providenciar os ajustes para não ficarem sem acesso à programação. Segundo o governo federal, as emissoras locais têm até o dia 30 de setembro para confirmar se vão seguir com o serviço em tecnologia digital. Caso contrário, o sinal será encerrado definitivamente.
A mudança segue uma política nacional que visa modernizar o sistema de telecomunicações, liberando as frequências do sinal analógico para novos serviços, como a internet 5G. Com o desligamento, só continuará recebendo o sinal quem tiver antena UHF e conversor digital. A dica é procurar orientação nas lojas locais e, se possível, aproveitar programas de distribuição de kits gratuitos para famílias de baixa renda.