Por Wanglézio Braga
A tradicional festa de aniversário de Epitaciolândia, que neste ano celebrou 33 anos de emancipação política, ganhou um tempero internacional e encantou visitantes vindos do Peru e da Bolívia. No calçadão da cidade, palco das principais atrações, não foram apenas os acreanos que comemoraram: turistas estrangeiros também exaltaram a organização do evento, a culinária local e a calorosa receptividade dos moradores.
Entre os visitantes, um grupo de peruanos, que pela primeira vez pisou em Epitaciolândia, se declarou surpreso e maravilhado com a grandiosidade da festa. Para eles, o ambiente limpo, seguro e a programação cultural recheada de música e comidas típicas tornaram a experiência inesquecível.
O piloto de motocross Jorge Flores, natural de Porto Maldonado, também foi atração à parte. Acostumado a viajar pela América do Sul em competições radicais, Flores destacou a importância do evento para o esporte e para a integração entre povos. “Estou muito feliz em visitar Acrelândia num dia especial. A cidade é bem limpa, organizada, e as pessoas são amigas. O circuito foi muito bem movimentado e atraiu um público bom, por isso tivemos muita adrenalina na corrida”, comemorou o atleta, que passou seis meses se preparando para a etapa do campeonato realizada no último domingo (27).

A festa, que teve como marcas a diversidade cultural e a interação entre brasileiros, bolivianos e peruanos, se consolidou como um exemplo de que Epitaciolândia não apenas cresce, mas também conquista corações além das suas fronteiras. Os festejos foram realizados pela Prefeitura Municipal com apoio do Sebrae-AC e do Governo do Acre.