Com informações da Agência de Notícias do Acre
O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), inaugurou a terceira fábrica de chinelos dentro do sistema prisional do estado, nesta sexta-feira, 31. A fábrica se encontra no Polo Moveleiro de Rio Branco, possui 9 máquinas, e conta com a mão de obra de 12 detentos no local.
O projeto, chamado Sandálias da Esperança, é fruto da parceria entre o Iapen, o TJAC e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), e foi viabilizado por meio de um investimento de R$ 300 mil oriundos do Orçamento Geral da União, para compra dos maquinários, além do apoio do Judiciário para compra da matéria-prima para fabricação dos primeiros pares de sandálias. Além desta, já foram inauguradas fábricas de chinelos nas unidades prisionais de Senador Guiomard e Cruzeiro do Sul.
Durante a solenidade de inauguração, a presidente do TJAC, desembargadora Regina Ferrari, anunciou ainda novos recursos para que o projeto dê continuidade: “Nós vamos assinar hoje um convênio com a Senappen, onde virão recursos da União, na ordem de R$ 811 mil, para que a gente possa dar continuidade à aquisição dos insumos, para que essas fábricas possam continuar a sua produção”.