Por Wanglézio Braga
A busca por melhoramento genético está levando criadores da Bolívia e do Peru a bater ponto na Expoacre 2025. Segundo o expositor, médico veterinário e empresário Jean Carlos Ávila, representantes de grupos pecuaristas e produtores rurais dos países vizinhos têm lotado o estande onde são apresentados os processos de embrião bovino. O objetivo é claro: turbinar a genética dos rebanhos com tecnologia de ponta.
Dentro do Parque de Exposições Wildy Viana, uma empresa de Roraima se destaca com demonstrações práticas sobre o trabalho em laboratório. Os visitantes estrangeiros têm mostrado grande interesse nos procedimentos, principalmente na agilidade com que é possível obter animais superiores, seja para leite ou corte. “Temos recebido muitas perguntas técnicas e propostas de parceria. Eles querem levar essa tecnologia para lá”, disse Jean Carlos ao Portal Acre Mais.
O empresário é dono da Real H – Nutrição e Saúde Animal, que participa da feira com soluções voltadas à sanidade e desempenho do gado em parceria com a empresa roraimense Embrionar. Para ele, a presença internacional na feira reforça o papel do Acre como ponto estratégico na rota da inovação agropecuária da Amazônia Sul-Ocidental.
Jean Carlos destacou que o uso de embriões é uma ferramenta acessível e eficaz para quem deseja acelerar os ganhos genéticos do rebanho. “O pequeno, médio e grande produtor podem se beneficiar. Isso aqui está despertando o interesse até de quem antes nem pensava em investir nisso”, completou.