Por Wanglézio Braga
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) aprovou a criação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) São Pedro do Icó, no município de Sena Madureira, no Acre. A área, com quase 10 mil hectares, foi declarada de interesse social e será destinada para o assentamento de 87 famílias de agricultores.
O projeto está sob gestão da Superintendência Regional do Incra no Acre e faz parte do Programa Nacional de Reforma Agrária. O objetivo é garantir que a terra seja usada de forma produtiva e sustentável, ajudando as famílias a desenvolverem atividades agrícolas que respeitem o meio ambiente e garantam renda.

O PDS São Pedro do Icó faz divisa com os municípios de Manoel Urbano, Bujari, Rio Branco, Brasiléia e Assis Brasil. Com a portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje (12), o Incra está autorizado a iniciar o processo de seleção das famílias que vão morar e trabalhar na área.
Segundo o Incra, os beneficiários precisarão atender aos requisitos da Lei da Reforma Agrária. A medida abre novas oportunidades para fortalecer a agricultura familiar na região e contribuir para o desenvolvimento econômico do interior do Acre.