Por Wanglézio Braga
O peão João Peres, natural do Acre e morador de Nova Califórnia, distrito de Porto Velho (RO), foi o grande campeão do Rodeio da Expoacre 2025. O título veio pouco tempo antes de uma experiência marcante: Ele montou pela primeira vez em Barretos, após receber o passaporte para competir na Liga Nacional de Rodeio. Apesar de não vencer o torneio, ganhou destaque pela trajetória e por levar o nome da nossa região ao solo sagrado dos peões.
Em entrevista ao Portal Acre Mais, João descreveu a conquista como a realização de um sonho. “Foi maravilhoso. Graças a Deus participei, conheci e aprendi muito. O nível lá é muito alto, diferente do que temos na nossa região. Mas fui focado no meu trabalho e consegui montar com tranquilidade, sem ansiedade”, contou.
O peão destacou que a participação em Barretos serviu como aprendizado e motivação para buscar novos desafios. Segundo ele, a diferença técnica e de estrutura é grande, mas a experiência deu mais confiança. “Nós ainda estamos um pouco atrás, mas seria muito bom mais gente daqui ir lá conhecer. Eu montei com naturalidade, parecia até que eu mesmo me surpreendi. Foi um aprendizado que vou levar pro resto da vida”, disse.