Por Wanglézio Braga
A Câmara de Vereadores de Rio Branco analisou, votou em regime de urgência e aprovou nesta terça-feira (14) o Projeto de Lei Complementar nº 10/2025, de autoria da Prefeitura da capital, assinado pelo prefeito Tião Bocalom (PL). A proposta autoriza o município a contrair empréstimo de até R$ 67 milhões junto à Caixa Econômica Federal, destinados à compra de ônibus para o sistema de transporte coletivo. A aprovação ocorreu por unanimidade — e sob o silêncio da oposição.
A matéria tramitou em tempo recorde na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e logo seguiu para votação em plenário. O relator do projeto destacou que o município tem até esta quinta-feira (15) para formalizar a intenção de adesão ao programa Refrota, viabilizado pelo novo PAC do Governo Federal.
“Nós temos essa data limite. Muitas cidades e capitais já aderiram à renovação da frota do transporte público. Em Petrolina, por exemplo, foram adquiridos 46 novos ônibus. O programa incentiva a modernização com tecnologia limpa, já que os veículos são elétricos. Dei parecer favorável porque sei que nossa cidade precisa. É bom para a capital renovar a frota”, justificou o vereador.