Serama: a galinha de bolso que virou bicho de estimação

Por Wanglézio Braga

Uma ave tão pequena que cabe na palma da mão está chamando atenção no Brasil. A Serama, originária da Ásia, tem ganhado espaço nas casas como pet de companhia. Diferente das galinhas tradicionais, essa espécie não é criada para corte ou postura comercial, mas sim como animal de estimação, por ser dócil, silenciosa e muito sociável.

Devido ao seu porte reduzido, a Serama pode ser criada em ambientes internos, em gaiolas semelhantes às usadas para coelhos ou porquinhos-da-índia. O tamanho minúsculo é uma das marcas da espécie. Medindo entre 15 e 25 centímetros e pesando menos de meio quilo, a Serama é reconhecida mundialmente como a menor galinha do planeta. Mesmo pequena, pode viver de 5 a 10 anos, o que aumenta seu valor como pet. Por aqui, aves dessa linhagem são vendidas por valores que variam entre R$ 1.000 e R$ 3.500, dependendo da genética.

Além do apelo afetivo, a ave também movimenta um setor de nicho dentro do agronegócio. Participação em feiras, venda de ovos para reprodução e a busca por linhagens raras têm gerado oportunidades de renda para criadores. Com baixo custo de manutenção e boa aceitação urbana, a Serama surge como uma alternativa curiosa e promissora para quem busca novos caminhos na criação de aves. No Acre, não se sabe um número exato da espécie, mas se constata muitas buscas nas casas agropecuárias da capital.

Veja também

Estamos nas Redes Sociais

Internet no AGRONEGÓCIO

Posicione-se na Internet, e seja encontrado por seus NOVOS clientes

Edit Template

Conectando o campo e a cidade.
Portal Acre Mais é um produto da WLB COMUNICACÃO- MEI

© 2024 Desenvolvido por Cake Comunicação Digital

Contatos do Portal:
(68) 99914-5001 / Redação
(68) 99934-2506/ Comercial
portalacremais@gmail.com
Rio Branco – Acre

Seja um assinante e transforme suas ideias em ações de sucesso no agronegócio!

Descubra insights valiosos sobre empreendedorismo no Acre!