Da redação do Portal Acre Mais
A revolta de produtores rurais de Xapuri ganhou força nas redes sociais neste final e início de semana. O motivo é o “silêncio do senador Sérgio Petecão (PSD)” diante das ações da Operação Suçuarana do ICMBio, que vem afetando diretamente a vida de quem vive da produção rural na região. Nas mensagens que circulam por grupos de WhatsApp e no Instagram, o tom é de cobrança e decepção.
Mariana Rodrigues, filha do produtor Gutierres — um dos atingidos pela operação — usou as redes para lembrar que o próprio senador já esteve à frente de mobilizações em defesa dos produtores. “Petecão, não foi você que levou um grupo de produtores para Brasília? Você sabe da realidade de perto, sabe que a Resex não tem características de reserva. E agora fica contra o povo?”, disparou.
Nos últimos dias, Petecão gravou um vídeo com um representante do ICMBio. O vídeo foi classificado como um apoio direto à instituição. Ao assistirem o vídeo, produtores do Alto Acre, principalmente, que vivem às margens ou dentro da Reserva, ficaram incrédulos.

O sentimento entre os agricultores é de traição. Muitos dizem que confiaram no apoio político do senador, principalmente por ele ter sido visto como uma voz em defesa da produção familiar e da regularização fundiária. Agora, o silêncio incomoda ainda mais em um momento de crise no campo. Nos bastidores, o comentário é um só: a memória do produtor rural é longa e o povo de Xapuri promete não esquecer tão cedo.
Até o fechamento desta reportagem, Petecão e sua assessoria de imprensa não haviam respondido aos questionamentos públicos. A redação deixa o espaço aberto caso o parlamentar queira se manifestar.