Por Wanglézio Braga
No meio da poeira levantada pelos cavalos e da vibração do público nas arquibancadas, um outro tipo de espetáculo chama atenção em Epitaciolândia: o do empreendedorismo. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Acre (Sebrae-AC) é um dos protagonistas da 12ª edição do Circuito Country, e não está ali só como espectador. Está no centro da arena dos negócios, com um estande que virou ponto obrigatório para quem sonha em crescer no mercado.
A gerente regional do Sebrae no Alto Acre, Hellen Kelma Chaves, explicou com entusiasmo ao Portal Acre Mais o papel da instituição no evento. “A gente está muito feliz em apoiar mais uma edição da feira de negócios Circuito Country. Aqui é uma feira onde os empreendedores, os empresários têm a oportunidade de expor seus produtos, seus serviços, de comercializar, e isso vai muito de encontro com a nossa missão, que é fortalecer os pequenos negócios”, destacou.
No estande do Sebrae, o público não encontra apenas folders e panfletos. Encontra histórias reais de superação e inovação. É lá que estão os participantes dos programas “Sebrae Move Mais Vendas” e “Plural”, iniciativas que fazem do evento um verdadeiro palco para micro e pequenos empreendedores mostrarem seu valor.

“O diferencial desse ano é justamente a presença dos nossos clientes que fazem parte desses programas. O ‘Move Mais Vendas’ aproxima empresas entre si, fortalecendo a comercialização e os lucros. Já o programa ‘Plural’ destaca o protagonismo da mulher empreendedora, mas também inclui mulheres em situação de vulnerabilidade, indígenas e outros grupos que precisam de apoio”, explicou Kelma.
Entre os expositores que fazem parte dessas ações estão negócios como a Luz Rouse, o Rei da Madeira, a DS Telecom e empresas do setor de contabilidade — todos mostrando que é possível prosperar com apoio técnico e capacitação adequada.
Além disso, o Sebrae aproveitou o espaço para oferecer orientações a quem deseja se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI). “É uma área que está com atendimento técnico para tirar dúvidas de quem quer abrir empresa, entender os benefícios de ser MEI e aproveitar nossas soluções, muitas delas gratuitas, nas áreas de finanças, vendas e atendimento”, completou.
DATAS IMPORTANTES
Com datas importantes como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados se aproximando, o Sebrae também está incentivando os empresários a se prepararem para aproveitar as datas comemorativas como oportunidades de faturamento.
Para Hellen Kelma, o evento vai além de uma feira de negócios. “É uma festa do empreendedorismo, mas também é cultural e familiar. A prefeitura de Epitaciolândia e o governo do Estado estão de parabéns. É um ambiente tranquilo, que valoriza quem trabalha e sonha com dias melhores”, concluiu.