Por Wanglézio Braga
Aos 38 anos, a empresária Sandra Pereira (UB), mais conhecida como Sandra da Laço de Ouro, natural de Manoel Urbano e radicada em Tarauacá, está em campanha para conquistar uma cadeira na Câmara Municipal da cidade.
Conhecida por sua atuação no setor empresarial e no agronegócio, Sandra promete, se eleita, ser uma voz ativa em prol do fortalecimento dessas áreas, além de defender o protagonismo feminino na política local.
Ela, que tem grande reconhecimento no setor de agronegócio em Tarauacá, se apresenta como uma alternativa para eleitores que ainda estão indecisos, especialmente aqueles que apoiam a classe empresarial, a expansão do agronegócio e a maior representatividade das mulheres na política.
Em uma conversa descontraída com a reportagem do Portal Acre Mais, Sandra compartilhou o que a motivou a se lançar na vida pública e destacou que seu compromisso é evidenciar as potencialidades do agronegócio em Tarauacá e defender uma política inclusiva que valorize o papel da mulher, tanto no mercado quanto na política. Leia a entrevista na íntegra:
Portal AC+: Por que você quer ser vereadora?
Eu vejo que muitas pessoas em Tarauacá são injustiçadas e não têm voz. Aqueles que estão no poder não permitem que elas se manifestem, e essas pessoas têm medo de falar. Isso me motivou a querer ser vereadora, porque quero ser a porta-voz dessas pessoas que têm medo. Eu não tenho medo, a única pessoa de quem tenho medo é de Deus.
Portal AC+: O que te motiva a deixar um pouco a família e os negócios para entrar na política?
O que me motiva a entrar na política é saber que Tarauacá tem potencial para ser uma das cidades mais desenvolvidas do Acre. Ela só precisa estar nas mãos das pessoas certas, e quando isso acontecer, será uma das cidades mais bonitas e economicamente fortes do estado. Também me motiva ver que pessoas no poder humilham os mais humildes, e isso me dá ainda mais vontade de trabalhar para mudar essa realidade. Não devemos aceitar ou normalizar as injustiças.
Portal AC+: Quais as principais bandeiras que, caso seja eleita, você vai tentar emplacar na Casa de Leis?
Sem dúvida é o agronegócio e o protagonismo feminino. Minha principal bandeira na política é promover feiras de agronegócios, especialmente para mulheres, em particular as mães-solo. Quero ajudar os pecuaristas e agricultores a terem ramais dignos, energia elétrica em casa, pois há muitos lugares em que não há luz, e isso em pleno século 21.
Precisamos também ajudar as mulheres a vencer a violência doméstica. Uma das formas é fazer políticas públicas para esse fim e dar oportunidade de crescimento econômico para elas. Além disso, é importante impulsionar a economia do município, gerar emprego para os jovens e investir no turismo, que, infelizmente, em Tarauacá não está gerando a renda e os empregos que deveria.
Portal AC+: Como você avalia a participação feminina no parlamento e as pautas do agronegócio na política local?
A participação das mulheres no parlamento e no agronegócio em Tarauacá ainda é muito baixa, mas acredito que as mulheres estão despertando e se tornando mais fortes. No entanto, a política local não valoriza o agronegócio. Infelizmente, a política atual ignora esse setor, mas os novos políticos que estão entrando na Câmara querem mudar essa realidade, pois sabem que o agronegócio é a base da economia e gera muitos empregos no município. A nova política está levantando essa bandeira do agronegócio.
Portal AC+: Na sua opinião, qual o maior gargalo que Tarauacá enfrenta nesses últimos anos?
Na minha opinião, enfrentamos muitos problemas, como saneamento básico deficiente, uma saúde precária, uma educação de baixa qualidade, e o maior gargalo é a falta de emprego para nossos jovens, especialmente para as mulheres. O desemprego está aumentando e empurrando os jovens para as drogas e a marginalidade. Infelizmente, as autoridades atuais se esqueceram de que precisamos mudar esse cenário, trazendo mais empregos e renda.
Portal AC+:Que mensagem você deixa para a população de Tarauacá?
O que eu deixo para a população é o seguinte: o velho já passou. Quem vive de passado é museu. Queremos o novo, queremos a diferença, queremos a mudança. Isso está nas mãos dos nossos eleitores. Se queremos viver com dignidade, com saúde e educação de qualidade, precisamos fazer a diferença nos nossos votos. Por favor, não vendam seus votos, não vendam o seu futuro, porque se todos venderem seus votos, estaremos vendendo também nossa dignidade e o caráter de cada um
Portal AC+: Obrigado, candidata! Sucesso na jornada.