Por Wanglézio Braga
O Acre deve colher uma safra histórica de grãos em 2024/25. Dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostram que a produção total no estado deve alcançar 208,3 mil toneladas, um crescimento de 7,2% em relação à safra anterior. O avanço reflete o esforço dos produtores acreanos, além das boas condições climáticas e políticas de incentivo ao setor.
A área plantada também cresceu: são 68,7 mil hectares, o que representa uma alta de 5,2%. O milho e a soja seguem como os principais cultivos, sustentados por investimentos em sementes melhoradas, tecnologia e assistência técnica. A produtividade média também subiu, passando de 2.977 para 3.032 kg por hectare — um ganho de 1,8%.
A Conab destaca que o cenário positivo é resultado direto do trabalho no campo e da aposta dos produtores locais em práticas mais eficientes. O bom desempenho é ainda reflexo de uma combinação favorável entre clima, demanda de mercado e acesso a crédito. A previsão leva em conta o comportamento climático até o fim do ciclo, mas ressalta que variações ainda podem ocorrer com eventos extremos.
