Por Wanglézio Braga
O produtor rural Weliton de Araújo, do Rancho WR, localizado em Alvorada do Oeste (RO), participou pela primeira vez da Tarauacá Rural Show e destacou a boa experiência no Acre. Apesar de não ter conseguido trazer todos os animais planejados por conta de imprevistos, ele garantiu que a viagem valeu a pena. “Vendemos alguns animais e já estamos animados para voltar no próximo ano com muito mais”, contou.
Entre os animais que trouxe para a feira estão ovinos das raças Santa Inês e Dorper, além de caprinos da raça Anglo-Nubiano. Eliton explicou que cada espécie tem suas particularidades: o Dorper é conhecido pela carne de qualidade, o Santa Inês pela rusticidade, sendo comparado ao nelore dos ovinos, e o Anglo-Nubiano pelas características próprias dos caprinos.

O produtor atua no setor desde 2019 e ressaltou a recepção calorosa do público acreano. “Foi fora do normal, um pessoal acolhedor e respeitador. Sempre que precisamos tivemos apoio, só tenho a agradecer”, destacou.
Já pensando em 2026, Weliton anunciou que pretende trazer novidades ao Acre. Entre os animais que poderão ser apresentados na próxima edição da feira estão pôneis, minivacas, alpacas e lhamas, ampliando ainda mais as opções do rancho para o público local.