Por Wanglézio Braga
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) publicou em setembro, o Boletim Hortigranjeiro do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort). O estudo analisa a comercialização exercida nos entrepostos públicos de hortigranjeiros, que representam um dos principais canais de escoamento de produtos in natura do país.
No Acre, os dados foram copilados na CEASA Rio Branco. Segundo a autarquia, ocorreu queda de preço em agosto para a alface foi em quase todas as Ceasas analisadas. Em Rio Branco houve diminuiu de 9,89%, “configura-se uma tendência declinante de preço para a alface desde maio deste ano”.
“Dias de temperaturas amenas e até de frio registrado em algumas regiões do país podem ter provocado a retração da demanda e, com uma oferta sustentada a três meses, os preços caíram. Com preços em queda, em patamares baixos, deve-se alertar para a percepção do produtor, que tende a ver seu produto desvalorizado no mercado e acaba diminuindo suas intenções de plantio, para colocar menores quantidades no mercado”, considerou a CONAB.