Por Dry Alves, Assessoria de Comunicação
O projeto ‘Empreendedorismo Cultural para o Povo de Axé, realizou, na noite de terça-feira, 19, na Escola Professora Mariana Vicente Gomes, localizada na região da Baixada da Sobral, em Rio Branco, uma palestra de combate ao racismo, ministrada pela socióloga e educadora Jayce Brasil.
A atividade, que foi direcionada aos alunos do ensino de jovens e adultos (EJA), é uma iniciativa financiada pelo Governo Federal, Prefeitura de Rio Branco e Fundação Garibaldi Brasil (FGB), por meio do Edital 14/2023 de Arte e Patrimônio Cultural da Lei Paulo Gustavo (Lei 195/2022). O projeto é realizado pelo Alamoju Centro de Cultura e Pesquisa, em parceria com a Rede Nacional de Religiões de Matriz Afro-brasileira e Saúde – Núcleo Acre (Renafro/Acre), a Federação das Religiões de Matriz Africana do Acre (Feremaac) e a produtora Pé Rachado, com coordenação de Nathânia Oliveira.
Ela ressalta ainda os desafios enfrentados pelas comunidades afro-brasileiras, especialmente no que diz respeito à intolerância religiosa. “Pesquisas mostram que há uma denúncia de discriminação religiosa a cada 15 horas no Brasil, sendo que a maioria é contra religiões de matriz africana. Essas agressões geram medo e adoecimento. Discutir isso com os estudantes é fundamental para conscientizar e combater o racismo em suas múltiplas formas”, enfatizou.
Mais informações sobre o Empreendedorismo Cultural para o Povo de Axé estão disponíveis no Instagram @alamojuac.