Por Wanglézio Braga
A primeira noite de rodeio da Tarauacá Rural Show 2025 realizada nesta sexta-feira (26) levou emoção para a arena com a participação de 40 peões vindos do Acre, Amazonas, Rondônia e até de Pernambuco. Além da adrenalina das montarias, a abertura oficial foi marcada por discursos que destacaram a importância do agronegócio e da união para a realização do evento, e por fim, a apresentação das candidatas ao título de Rainha do Rodeio 2025.
O coordenador geral da feira, Zé Filho, conhecido como Zé do Agro, falou sobre a construção coletiva da festa, ressaltando a fé e a parceria como pontos centrais. “Graças ao IFAC, que acolheu a ideia de aliar educação com pecuária e agricultura, conseguimos entregar esse espaço grandioso do nosso evento que fortalece a economia local e valoriza o setor rural”, disse. Ele também defendeu a necessidade de um parque de exposições definitivo para Tarauacá.

Na arena, além dos peões, foram apresentadas as companhias de rodeio responsáveis por levar emoção ao público. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades e representantes de instituições, como o presidente do Sindicato Rural, Carlos Pires, a diretora do Leilão local do Hospital de Amor, Irineida Teles, a presidente da Associação Comercial de Tarauacá, Sandra Pereira, além de representantes do Sebrae-AC e da FAEAC.
RODEIO
Além das apresentações dos peões, tropeiros, salva-vidas e juízes, o rodeio também apresentou as primeiras montarias. Entre os que montaram na noite, o ganhador da Expoacre 2025, João Peres. Ele também ganhou o passaporte para Barretos. Por falar no Rodeio de lá, o vencedor daqui vai disputar uma vaga na capital nacional do rodeio.
