Por Wanglézio Braga
De acordo com o pesquisador Davi Friale, do portal O Tempo Aqui, a primavera de 2024 promete ser mais úmido que o normal no Acre. Observando e analisando as condições atmosféricas e oceânicas atuais, Friale projeta chuvas dentro ou acima da média climatológica para a estação, especialmente nos meses de outubro e novembro.
Além do aumento nas precipitações, o pesquisador alerta para a possibilidade de temporais, acompanhada de fortes chuvas, raios, ventanias e até queda pontual de granizo. “A tendência mais provável é que essas ocorrências ocorram com maior frequência, trazendo instabilidade ao tempo durante a primavera”, explica.
Quanto às massas de frio, Friale aponta que algumas ondas polares podem atingir uma região, provocando queda nas temperaturas. No entanto, ele ressalta que não devem ocorrer friagens intensas como as registradas no inverno. “As quedas de temperatura serão moderadas, sem extremos”, afirma o pesquisador.
Diante desse cenário, é importante que a população se mantenha informada e tome cuidado durante os períodos de instabilidade, principalmente em áreas suscetíveis a alagações.