Por Wanglézio Braga
Durante a Tribuna Popular desta terça-feira (23), na Câmara Municipal de Rio Branco, produtores rurais ocuparam o plenário para denunciar problemas que vêm enfrentando na zona rural. Entre as queixas estavam a falta de diálogo com a prefeitura, a forma como vêm sendo tratados pela gestão e sumiço de maquinário na Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Seagro). O que chamou muita atenção foi o silêncio do presidente da Comissão de Meio Ambiente, Agropecuária e Regularização Fundiária, vereador Moacir Júnior (SD), que não se manifestou diante das falas dos trabalhadores e preferiu o isolamento no fundo do plenário.
A postura do parlamentar não passou despercebida. Enquanto vereadores da base do prefeito Tião Bocalom (PP) e da oposição demonstraram descontentamento com a gestão, Moacir permaneceu calado. Questionado pelo Portal Acre Mais, o vereador afirmou que “perdeu o tempo de inscrição para se manifestar, mas reconheceu a importância das denúncias apresentadas pelos produtores”.
“Hoje o prefeito entregou o plano diretor na Câmara e também era um tema muito importante. Acabei chegando tarde e perdi o momento, mas meus colegas foram felizes nas falas”, justificou Júnior.
Apesar da promessa de reunir a comissão e dar respostas, os produtores esperam mais firmeza do presidente da comissão, que ocupa um espaço estratégico para fiscalizar e cobrar melhorias no setor. Para eles, a ausência de voz no plenário significou, mais uma vez, um distanciamento.