Por Wanglézio Braga
O mercado de maçãs apresentou estabilidade nos preços na maioria das Centrais de Abastecimento (Ceasas) do Brasil, mas no Acre houve uma queda significativa. Segundo o Boletim Hortifrutigranjeiro da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Ceasa de Rio Branco registrou uma redução de 5,24% nos valores da fruta.
O comportamento do mercado foi influenciado por estoques praticamente zerados das variedades gala e fuji, originárias da Região Sul do país. A baixa oferta, no entanto, não foi suficiente para impulsionar os preços, já que a demanda permaneceu estagnada. Outro fator que contribuiu para esse cenário foi a concorrência com frutas de caroço, que se destacou na primeira quinzena do mês.
A tendência, de acordo com especialistas do setor, é que os preços da maçã possam voltar a se ajustar conforme a reposição dos estoques e mudanças na demanda. No entanto, para os consumidores acreanos, a queda nos preços pode representar uma oportunidade para adquirir a fruta com um custo mais acessível no curto prazo.