Por Wanglézio Braga
A Expo Fronteira realizada entre 03 a 05 de outubro abriu espaço para a diversidade cultural com a participação de Sabá Manchineri, da Aldeia Twatwa, Terra Indígena Mamoadate. O povo Manchineri apresentou seus produtos, como artesanato, colares, pulseiras, cerâmicas, além de mel, café e remédios tradicionais da floresta. Segundo Sabá, a feira foi uma oportunidade para mostrar a riqueza cultural e produtiva de sua comunidade.
“É a primeira vez que participamos de uma feira desse porte, do agronegócio, e acredito que nossa presença enriquece muito a diversidade do município. Trouxemos o café Manchineri, produzido na nossa aldeia, mel e também nossas vestimentas tradicionais. Queremos voltar nas próximas edições com mais qualidade e novos produtos feito pelo nosso povo”, disse.

Ao Portal Acre Mais, especificamente sobre o café, este ano, a colheita indígena rendeu quatro sacas, sendo duas trazidas para exposição. Na aldeia, já existem dois mil pés plantados e a expectativa é de ampliar com mais seis mil, além de investir em cacau e na produção de mel.
“É um momento de aprendizado e de divulgação. Estamos felizes em mostrar o que temos e compartilhar nossa produção com o público da tríplice fronteira. Vejo como uma experiência boa, positiva, pois recebemos diversos turistas, visitantes do Peru e da Bolívia aqui no nosso espaço e pudemos mostrar nossos trabalhos e um pouco da nossa cultura”, completou Sabá.