Por Wanglézio Braga/ Fotos: Diego Gurgel
O governador Gladson Cameli (PP) decretou nesta quinta-feira (26), via Diário Oficial do Estado (DOE), a concessão do Título Honorífico de Cidadão Acreano a Vanderlei de Lara, um paranaense que revolucionou a cafeicultura no estado. O reconhecimento coroa uma trajetória de dedicação ao cultivo do café, marcada por inovação e superação na cidade de Acrelândia.
Vanderlei de Lara deixou o Paraná em 1998 para construir uma nova vida no Acre, acompanhado da esposa Eliane Manzoli Cocco Lara e dos quatro filhos: Tiago, Jackeline, Elaine e Suzana.

O cafeicultor começou modestamente, com uma produção de apenas 20 sacas de café. A história começou a mudar em 2010, quando Vanderlei, movido por seu espírito empreendedor, viajou ao Espírito Santo (ES), terra natal de sua esposa. Lá, conheceu o café clonal, uma variedade de alta produtividade, e decidiu trazer mil mudas para o Acre. Dois anos depois, expandiu seus conhecimentos visitando plantações tecnológicas em Rondônia. Hoje, sua produção atingiu um patamar impressionante, colhendo entre 80 e 100 sacas por safra, um salto notável para a agricultura familiar.

O impacto da inovação trouxe não apenas mais sacas de café, mas também reconhecimento. Em 2023, Vanderlei alcançou o segundo lugar no concurso dos melhores cafés do Acre e, neste ano, já figurou entre os dez finalistas do prestigiado Qualicafé.