Por Wanglézio Braga
Durante o VI Congresso Internacional de Pecuária Leiteira (CIPEL), o pesquisador e médico veterinário Vadick Romero, da Universidade Nacional Amazônica de Madre de Dios, apresentou os resultados de um estudo sobre o uso do fungo Beauveria bassiana como alternativa biológica no controle de carrapatos em bovinos. A pesquisa, iniciada em 2017, tem mostrado resultados promissores, alcançando cerca de 34% de eficácia no controle dos parasitas em condições de laboratório.
Romero explicou que o fungo é encontrado naturalmente no ambiente, mas precisa ser isolado e multiplicado em laboratório antes da aplicação. O produto pode ser pulverizado diretamente nos animais ou no pasto, embora o uso direto no gado seja mais eficiente e econômico. “Esse fungo atua de forma natural sobre o carrapato, evitando o uso excessivo de produtos químicos e reduzindo o impacto ambiental”, afirmou o pesquisador.

O pesquisador informou que o estudo pode ganhar parcerias como da Escola de Medicina Veterinária em Porto Maldonado, onde há laboratórios de parasitologia e microbiologia dedicados à pesquisa. Segundo Romero, há planos num futuro próximo de ampliar os testes e replicar a técnica em campo, considerando fatores ambientais como temperatura e umidade, que influenciam na eficiência do fungo.
Durante o evento, o pesquisador também manifestou interesse em estabelecer uma parceria com a Universidade Federal do Acre (UFAC), através do curso de Medicina Veterinária para aprofundar a pesquisa em território brasileiro. “Já existe um convênio entre as universidades do Acre e a de Madre de Dios que pretendemos dar vida a essa colaboração para que o fungo Beauveria bassiana possa ser testado em diferentes condições regionais”, destacou.
