Por Wanglézio Braga com informações da Agência Brasil
Cerca de 100 mil pescadores artesanais, incluindo aqueles do Acre, serão contemplados com um auxílio emergencial de R$ 2.824, em parcela única, para se restabelecerem após a grave seca que atingiu a Região Norte. O Governo Federal anunciou a medida como forma de minimizar os impactos causados pela estiagem severa, que afetou profundamente a pesca e a subsistência desses trabalhadores.
O auxílio será direcionado especificamente para pescadores que vivem em municípios que tiveram situação de calamidade ou emergência reconhecida devido à seca. Ao todo, serão destinados R$ 300 milhões para atender cerca de cem municípios em toda a região. No Acre, onde a seca também causou sérios danos, os pescadores terão esse suporte para enfrentar a crise.
Nas próximas semanas, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional deve encaminhar uma lista com os municípios atingidos e que abrigam os pescadores beneficiados. Essa relação será elaborada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), responsável por identificar os pescadores aptos a receber o auxílio.