Da redação do Portal Acre Mais
O outono de 2025 chegou e promete transformações radicais no clima acreano. Segundo o pesquisador Davi Friale, do portal O Tempo Aqui, a nova estação será marcada pela redução das chuvas e pela chegada das primeiras ondas de frio polar seco, que devem derrubar as temperaturas e inaugurar um período de baixa umidade no estado.
O fenômeno teve início exatamente às 4h01 (horário de Rio Branco) desta quinta-feira (20), quando o Sol iluminou igualmente os dois hemisférios do planeta, marcando o equinócio de outono. A partir de agora, os dias ficarão progressivamente mais curtos e as noites mais longas até o solstício de inverno, em 20 de junho.
No Acre, a chegada da nova estação traz consigo a temida friagem, fenômeno característico da Amazônia Ocidental. As massas de ar frio vindas do Polo Sul podem causar temporais repentinos, com ventos intensos, raios e chuvas fortes, mas passageiras. Essas incursões polares atingem com maior intensidade o leste e o sul do estado, avançando até Rondônia, Amazonas e, em menor escala, até o sul da Colômbia e da Venezuela.
A previsão aponta que, a partir da segunda quinzena de abril, o tempo ficará mais seco, com menor volume de chuvas. No entanto, os extremos térmicos também serão um destaque deste outono. “Poderemos ter temperaturas mínimas recordes das últimas décadas, mas também picos momentâneos de calor intenso devido ao ar seco que se instala após a passagem do ar polar”, alerta Friale.
A análise das condições atmosféricas e oceânicas atuais, aliada a mais de 60 anos de registros meteorológicos, indica que as temperaturas ficarão abaixo da média histórica, enquanto o índice de chuvas pode variar entre normal e levemente acima do esperado.
Embora as projeções sejam baseadas em modelos climáticos precisos, o pesquisador ressalta que as variações atmosféricas podem surpreender. “São previsões fundamentadas nas leis da Física que regem a dinâmica dos ventos e da radiação solar, mas a natureza sempre pode apresentar suas surpresas”, conclui Friale.