Por Wanglézio Braga / (Foto: Cedida)
A Semana Internacional do Café (SIC), um dos maiores eventos do setor cafeeiro no Brasil, chega ao fim nesta sexta-feira (22), em Belo Horizonte, Minas Gerais, com resultados promissores para a delegação acreana. A diretora da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio do Acre (Seagri), Michelma Lima, destacou, em entrevista ao Portal Acre Mais, o impacto positivo da participação do estado no evento.
“A nossa avaliação sobre a participação do Acre na Semana Internacional do Café é muito positiva”, afirmou Michelma. “Tivemos a oportunidade de promover a marca dos cafés robustos amazônicos do Acre. O estande foi muito visitado e bem avaliado. Os produtores estavam satisfeitos, fizeram muitos contatos, apresentaram suas amostras de grãos e alcançaram reconhecimento significativo”.
Reconhecimento e Sustentabilidade
Entre os destaques do evento, quatro mulheres do Acre foram finalistas do concurso Florada Premiada, sendo que uma delas foi agraciada como produtora do melhor café regional do estado, recebendo o troféu de melhor café. “Esse reconhecimento nos diz que estamos no caminho certo”, ressaltou Michelma.
Ela enfatizou ainda a relevância da produção sustentável no Acre, um estado que se destaca pela preservação da Amazônia. “Mostramos ao Brasil e ao mundo que é possível produzir um café de qualidade e sustentável, respeitando o meio ambiente. O Acre, que preserva a maior parte da Amazônia, está deixando um legado de produção consciente”, enfatizou.
“Tivemos a oportunidade de promover a marca dos cafés robustos amazônicos do Acre. O estande foi muito visitado e bem avaliado. Os produtores estavam satisfeitos”, Michelma Lima (Foto: Arquivo Pessoal)