Por Wanglézio Braga
Moises Ceará (MDB) é candidato a prefeito de Senador Guiomard. Com 41 anos de idade, é pecuarista, solteiro, com ensino médio incompleto. O partido – MDB- entra em cena de forma isolado. Seu limite de gastos é de R$ 225.922,23.
À justiça eleitoral, Moises Ceará declarou patrimônio de R$ 1,1 milhão de reais em bens com destaque para cabeças de gado e um veículo de luxo. É a primeira vez que ele é candidato numa eleição.
Veja algumas propostas do candidato:
Cumprimento da legislação que tratar da obrigatoriedade por parte dos municípios de aquisição de gênero da merenda escolar diretamente dos produtores rurais; Criação do programa municipal de melhoramento genético com objetivo de auxiliar os produtores de leite e de gado a aumentar a produtividade e a renda.
Implantação de programa de extensão rural (assistência técnica e distribuição de sementes) de acordo com a aptidão de cada vila de Senador Guiomard; Buscar parcerias com órgãos regionais com Senar, Sebrae e Universidades para o oferecimento de cursos de aperfeiçoamento e gestão de negócios, aos agricultores, pecuaristas, pescadores e extrativistas do município.
Programa de fortalecimento e incentivo da produção a agrícola orgânica na agricultura familiar, ampliação das horas, aquisição de tratores e equipamentos; Apoio à agricultura familiar; Incentivar a diversificação da produção animal como: piscicultura, suinocultura, apicultura, avicultura e outros.
Manutenção e ampliação do número de equipamentos agrícolas para assistência aos produtores; Reativar e Incentivar a criação de Pequenas Empresas e de Cooperativas por áreas, objetivando o aumento da produção e a agregação de valores aos produtos.
Buscar parceria com Empresários do Setor Privado para Instalação de 01 (um) Laticínio para o beneficiamento do leito produzido no município, como forma de valorizar e melhorar o preço para o pecuarista; Reativar as industrias atualmente desativadas como cooperativa de polpa, pesca e outras; Fortalecimento da fruticultura, da horticultura e da produção de grãos.
Garantir qualidade e compromisso com o transporte para escoamento de produção; Implantar um programa de apoio à produção e industrialização de pequenos animais como porcos, ovelhas, galinhas patos, etc., nas colônias para o consumo familiar e comercial; Implantar um programa de apoio à produção de café, mandioca, banana, amendoim, etc., oferecendo de forma gratuita a assistência técnica e o apoio à comercialização.
Implantar um programa de apoio à produção de frutas como laranja, mamão, melancia, graviola, maracujá, cupuaçu, acerola, etc., oferecendo de forma gratuita a assistência técnica e o apoio à comercialização; Reconstruir e Melhorar a qualidade de pontes nos ramais.